segunda-feira, março 19, 2007

Herrar é Umano, uma vírgula!

Levante e olhe ao seu redor - mas não dê muito na vista, senão irão querer saber que diabos você tá fazendo ao invés de trabalhar, meu caro.

Tá, não quer levantar, então só mentalize: quantas pessoas no raio de uns dez metros sabem escrever? Sim, é isso mesmo. ESCREVER. Mas escrever bem, num modo inteligível e no padrão humano de escrita - não sei ler em língua marciana ou vulcana.

Parece piada? Longe disso. Faço esta pergunta porque fiquei abismado com uma circular que minha amada chefia nos enviou logo nesta segunda-feira. Não bastasse este ser o primeiro dia depois do domingo, e ainda ser um dia útil, ainda preciso queimar a retina lendo um péssimo texto enviado pelo ser que chamamos carinhosamente de """líder""" - com ênfase nas aspas, e aspas nas aspas, só pra ficar ainda mais claro o que quero dizer.

Falo sério.

Minha chefe é a única pessoa que conheço que consegue escrever um texto no computador com letras garranchadas, e ao invés do corretor automático do word usa branquinho na tela do monitor pra corrigir os erros (pois é, foi com ela que começou essa lenda urbana, e nem loira ela é!).

Aliás, erros? Que erros? Chefe não erra. Possivelmente é a língua portuguesa que está errada. O sistema é cheio de falhas, não? Mais uma para o caderninho da velha madrasta.

É constrangedor receber um texto pessimamente redigido do seu superior. Não bastasse a costumeira lista de banalidades e futilidades que sou obrigado a ler, ainda preciso decifrar o que as mentes superiores lá em cima querem me dizer.

Não que eu seja um profundo conhecedor da língua portuguesa. Longe disso! - erro como todo mundo, lógico.

A diferença é que, como não sou cacique nesta tribo, quando falo, escrevo ou faço alguma bobagem, sempre tem alguém pra me dar um toque, um esporro ou colocar o pé no meu caminho.

Já quando o erro é "lá em cima", não há muito o que se fazer. O negócio é respirar fundo, imprimir o texto e transformar em corrente de e-mail. Pelo menos há de render algumas risadas.

Ah, as alegrias da modernidade... - sem dúvidas, nasci na década certa! :)

Quer ser chefe mas não quer virar piada?
Pesquise e compare preços de dicionários
usando o Buscapé!

BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina