terça-feira, janeiro 30, 2007

Tecnologia inútil: brinquedos para escritório


Taí um brinquedo interessante para se usar no computador lá do escritório. Chama-se Humping Dog. Basta conectar na saída USB do seu lap top e pronto - deixe o resto com nosso pequeno amiguinho. Vêm nos modelos white, chocolate e brown, e o kit com os três saí, atualmente, por apenas 45 doletas mais envio (Digital World Tokyo Shop). Garanta horas de entretenimento inútil levando o seu agora mesmo! Abaixo, um vídeo demonstrativo para apreciação das massas - ah, lembrando que o apetrecho não possui nenhuma outra funcionalidade REAL, como memória flash ou equivalentes.



Agora só preciso comprar um lap top.

segunda-feira, janeiro 29, 2007

Ultraman de terno e gravata

No Japão, o trabalhador-burocrata-engravatado-médio das grandes empresas é chamado de salaryman. Na criativa série de miniaturas acima, também conhecidas como gashapons, resolveram colocar um dos grandes ícones da cultura pop japonesa, o Ultraman, em cenas comuns da rotina de escravidão diária de um salaryman - coisas comezinhas como jogar golf com seu patrão, batalhar pelado com um alienígena gigante no centro da cidade, ter um ataque de ansiedade, cantar a secretária...

Me identifiquei muito com a cena de batalha. O escamoso é a cara da minha chefia.


domingo, janeiro 28, 2007

Marketing do zumbido


O DoceBlog está com uma promoção inusitada, que merece ser levada adiante e amplamente divulgada por toda a esfera blogueira. Para participar é simples: basta dar sua sugestão de nome para o mascote da empresa - a "abelha macho" acima. Caso sua dica contabilize pelo menos mil votos, todos ganharemos um bônus imperdível: o dono da Doce Shop, a empresa envolvida, irá a caráter rodar a baiana na avenida mais movimentada de Ribeirão Preto (e tudo será, claro, devidamente gravado e postado para apreciação na grande rede). Para mais informações, clique aqui.

Aqui fica a dica do cafezinho: Mark T. Buzz.


O espírito da auto-ajuda



Joseph Climber

Todos os chefes que já tive usavam a auto-ajuda como uma espécie de tábua de salvação ou muleta emocional - e, infelizmente, não tinham a fineza de manter seus pobres subordinados longe de sua delirante filosofia de vida. Nos últimos três anos já fui compulsoriamente a três palestras do gênero, e acho impressionante o modo como todas soam idênticas. É uma verdadeira receita de bolo! O palestrante age de modo semelhante ao de um apresentador de programas de auditório, com maior ênfase no "show" do que no "business", no caso.

O esquema é o de sempre. Primeiro, algumas piadas e brincadeiras bobas para que a platéia e o "showman" se entrosem (e caiam na risada). Depois, alguns gráficos e fotos, powerpoint ou slides, de modo que possam se encaixar os assuntos relacionados à empresa convidada no miolo do seminário. Em seguida, as clássicas histórias e causos (mais risadas), para mostrar como as dicas e conselhos do palestrante estão certos. Encerrando, apagam-se as luzes, dão-se as mãos e dá-lhe "É preciso saber viver", geralmente na versão dos Titãs, para que o povo vá as lágrimas - muitas vezes, de raiva.

A última que tive o desprazer de assistir foi lamentável. Quiseram fazer uma terrível analogia, comparando o monólogo do guru (novato), com o vôo de um avião. Assim, antes de começarem a embromação, uma voz nos auto-falantes alertava o público para "a decolagem", e antes que o povo saísse da sala, surgia novamente a voz para recomendar a todos que "apertassem os cintos para o pouso".

Faltando alguns minutos para o fim, eu e outros colegas impacientes com a demora já havíamos levantado para sair, porém um membro da organização nos barrou - insistia para que sentássemos até que o avião tocasse o solo e pudéssemos descer com segurança.

Constrangedor.

Filosofia barata

Outro dia, me deparei com o pensamento mais inteligente que já vi a respeito da relação chefe/subordinado. Considero um mantra: sempre repito ele mentalmente, todos os dias, algumas centenas de vezes. Vejam abaixo a quantidade imensa sabedoria contida em tão poucas palavras.

"MEU DEUS: DÊ-ME SABEDORIA PARA ENTENDER O MEU CHEFE, PORQUE SE ME DER FORÇA, EU VOU BATER NELE"

Taí uma ótima frase para se estampar numa camiseta - uma idéia milionária, a espera de você. Quando ganhar seu primeiro milhão, me mande uma parte, por gentileza.
BuscaPé, líder em comparação de preços na América Latina